quarta-feira, 25 de abril de 2012

Espírito do Passado, Espírito do Presente, Espírito do Futuro .

Esta não é uma Estória de Natal ou uma Estória com o objectivo de moralizar, mas antes uma História que procura a Liberdade.

"Sou o Espírito do Passado e venho mostrar-te como um dia já foste livre e sentiste a liberdade escapar-te por entre os dedos enquanto te esquecias do que precisaste para a alcançar. Enquanto te esquecias por entre as palavras que dizias, do espelho que elas eram da liberdade que tinhas. Enquanto te esquecias que maior liberdade que poder falar, tinhas a liberdade de poder pensar. Enquanto te esqueceste por entre as palavras que disseste, que um dia viveste.

Sou o Espírito do Presente pedia-te que olhasses à tua volta, mas que desta vez visses realmente o que se passa. Que te distanciasses do teu cinismo de que está tudo bem e "faz-se o que se pode". Que procurasses um motivo para a tua indiferença, para tua falta de lembrança que existes, que és real e que fazes parte de alguma coisa que é muito maior que tu e do tamanho daquilo que és na tua relação com o outro. Que te lembrasses num destes dias daquilo que é viver, e deixasses o instinto de sobrevivência para as catástrofes naturais.

Sou o Espírito do Futuro quero dizer-te que se um dia não te lembrares, vais perceber que o instinto de sobrevivência não te chegou e deixaste de existir. Perdeste identidade e já não sabes o que isso é. Aquilo que fazes não fazes por ti nem pelo outro, fazes por quem te comanda. Vais dar por ti com cordões atados aos pulsos e tornozelos a dançar ao ritmo da mão que segura o teu suporte."

Que estes espíritos atormentem quem, um dia, se esqueceu que já foi livre .

2 comentários:

anamarta disse...

Lindo!

Anónimo disse...

É, de facto, através do nosso diálogo com estes três Espíritos, permanente e "de olhos nos olhos", que nos construímos connosco e com o Outro, contraditórios sim, mas inteiros, verticais e livres sempre!
Obrigado!
Papi